Notícias

Cartilha elaborada por fiscais agropecuários orienta consumidores

18 MAR 2012 • POR Canal Rural • 02h22
Manual dá dicas de cuidados para não adquirir produtos contaminados - Renato Bairros / Agencia RBS

 Não são raros os casos de interdição de estabelecimentos por descumprimento de leis sanitárias. Em supermercados, muitas vezes, são encontrados produtos mal acondicionados e fora do prazo de consumo. Para orientar o consumidor a ficar atento no momento da compra, o Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários lançou uma cartilha.

A primeira dica é prestar atenção ao rótulo: data de validade dentro do prazo e o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) são garantias de que o alimento é próprio para o consumo e que foi fabricado respeitando regras sanitárias. Também é importante verificar as embalagens. Plásticos furados e latas amassadas facilitam a contaminação.

O fiscal agropecuário Fernando Fernandes afirma que, além de não adquirir o produto com problema, é obrigação do consumidor avisar o estabelecimento e as autoridades. Ele dá dicas para a compra de alimentos não embalados.

– Para a carne, é mais a coloração e o olfato. O pescado fresco tem que ser acondicionado em gelo, e tem que prestar atenção nos olhos, que devem ser brilhantes. O ventre do peixe tem de ser elástico: quando você apertar, ele tem que voltar a forma original – explica.