Expogrande

Cavalo Crioulo é o primeiro a entrar em julgamento na Expogrande hoje

8 ABR 2011 • POR Via Livre - Assessoria de Imprensa Acrissul • 15h04

 

Com forte participação na Expogrande 2011, a raça Crioula participa da feira com julgamento, apresentação de animais e um grande leilão. E a festa começa hoje, sexta-feira, a partir das 13h, com o julgamento da raça, que vai contar com a participação de cerca de 60 animais.
 
Caracterizada pela rusticidade, o Cavalo Crioulo, no Brasil tem origem no Rio Grande do Sul e, através das linhagens rio-grandense, chilena, argentina e uruguaia, conquistou todo o país, por conta de sua excelente adaptação aos mais diversos ambientes e clima. Entre as particularidades da raça, destacam-se a funcionalidade em serviços de campo e competições, além de atividades que exijam agilidade e resistência.
 
 Os animais serão julgados pelo zootecnista e técnico da Associação Brasileiro dos Criadores de Cavalo Crioulos, Rafael Sant’anna. Antes da prova, os animais passam por um crivo que avalia as medidas de altura de ossada, perímetro de canela e tórax, altura e documentação dos animais.
 
No julgamento os critérios passam pela análise de requisitos da raça, como a tipicidade, silhueta, harmonia, nobreza, linha superior, garupa, postura e membros.
 
Ainda hoje, às 17h, após o julgamento, acontece uma apresentação dos animais que vão estar em leilão, amanhã, a partir das 21h, no Leilão União da Raça Crioula de MS.
 
Remate:
 
Já amanhã, acontece o Leilão União da Raça Crioula de MS, com 45 lotes entre reprodutores, potros, éguas prenhes e paridas, a partir das 21h, no Tatersal Hélio Coelho, com transmissão pelo Canal do Boi. Alguns dos lotes à disposição passaram pelo Freio de Ouro ou estão classificados para o evento este ano.