Notícias

Novo Código Florestal recebe apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras

31 MAR 2011 • POR Canal Rural • 11h45

O texto que modifica o Código Florestal recebeu nesta quinta, dia 31, apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Para a entidade, a lei atual gera insegurança jurídica para quem produz.

Uma cartilha de apoio ao texto do deputado Aldo Rebelo (PCDOB/SP) foi lançada. O material esclarece as consequências da lei em vigor para os produtores cooperados. Segundo a OCB, a revisão do Código é necessária para garantir a continuidade da produção de alimentos.

– Estamos protelando um processo que vai manter o agricultor dentro da ilegalidade que ele não quer ficar, e ele está tendo problemas no dia a dia, na hora de buscar um financiamento, na hora de buscar uma regularização ou de algum processo de certidão. E isso vem ocorrendo atualmente – declara o presidente da OCB, Márcio de Freitas. 

Rebelo, relator do projeto, considera importante o apoio da entidade, que reúne mais de 1.5 mil cooperativas agropecuárias do país. Ele pretende apresentar o relatório final da proposta assim que receber as sugestões da Câmara de Negociação sobre o tema.   

– Com isso em mãos, tenho condições de fechar mais de 90% do texto e procurar situar aquilo que ainda é divergente ou para alternativas ou para votação em plenário – informou Rebelo.