MERCADO PECUÁRIO

Frigoríficos fecham a semana com escalas de abate confortáveis, aponta Agrifatto

Consultoria monitora as escalas de abate das indústrias frigoríficas em nove Estados do País

29 JUN 2026 • POR Portal DBO e Agrifatto • 10h33

A média nacional das programações de abate das indústrias frigoríficas brasileiras avançou em 1 dia útil, encerrando a semana em oito dias, ante a média de sete dias registrada na sexta-feira anterior (19/6), informa a Agrifatto.

Pará e Mato Grosso do Sul fecharam a semana com sete dias de abates agendados, com variação positiva de 1 dia útil no PA e sem variação no MS, detalha a consultoria.

As programações de abate em Tocantins e em São Paulo finalizaram a semana alongadas e com alteração de 1 dia no comparativo semanal, encerrando em oito dias úteis de abates agendados.

Em Goiás e Minas Gerais, relata a Agrifatto, a semana encerrou com nove e 11 dias úteis de escala, respectivamente, com avanço semanal de dois dias úteis em ambas as praças, alcançando o patamar de escalas longas.

Rondônia e Paraná, informa a consultoria, fecharam a semana em oito dias úteis, sem variação semanal em ambas as praças, fechando a semana com patamar confortável em RO e longo no PR.

Por fim, em patamar de escalas longas e com variação positiva de 1 dia útil, o Mato Grosso fechou a 26ª semana do ano com oito dias úteis de escala.

Frigoríficos ampliam expectativa com novas habilitações para o Vietnã
Enquanto parte dos frigoríficos mantém uma postura mais cautelosa nas compras de boi gordo, o setor segue atento às oportunidades de expansão das exportações. O Vietnã desponta como um dos mercados de maior potencial para a carne bovina brasileira, com novas habilitações em andamento.

Recentemente, duas plantas brasileiras — da Naturafrig, em Pirapozinho (SP), e da Sulbeef, em Aparecida do Taboado (MS) — foram autorizadas a exportar ao país asiático, elevando para 12 o número de unidades habilitadas. Segundo a Agrifatto, quase 100 plantas frigoríficas brasileiras já protocolaram a documentação necessária e aguardam a aprovação das autoridades vietnamitas, desde a abertura desse mercado, em março de 2025.