MS Citrus Summit vai debater nova fronteira produtiva em Três Lagoas
Atualmente, já estão prospectados mais de 30 mil hectares em novos projetos para os próximos anos
Com mais de 15 mil hectares já em produção e cerca de 7 milhões de mudas implantadas no Estado, a citricultura avança de forma acelerada em Mato Grosso do Sul. Atualmente, já estão prospectados mais de 30 mil hectares em novos projetos para os próximos anos, consolidando a cultura como uma das principais apostas do agronegócio estadual para diversificação econômica, geração de renda e atração de investimentos.
Com o objetivo de ampliar o debate e construir estratégias para o desenvolvimento sustentável desta cadeia, a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e suas vinculadas – Iagro e Agraer – promovem nos dias 10 e 11 de dezembro, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, e com apoio do Fundecitrus, Famasul, Fiems e Sebrae, dois importantes eventos voltados ao fortalecimento da citricultura em Mato Grosso do Sul.
Primeiro dia – Capacitação Técnica
No dia 10 de dezembro, será realizado o Encontro Regional de Capacitação em Citricultura, voltado às equipes técnicas e de fiscalização dos municípios da região. O objetivo é alinhar conceitos, atualizar procedimentos e reforçar práticas essenciais para o avanço da cadeia produtiva de forma segura, sustentável e integrada.
Com participação de especialistas das instituições envolvidas, o encontro promoverá troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, atualização de técnicas e fortalecimento das ações de defesa sanitária — elementos fundamentais para a expansão da atividade no Estado.
As atividades serão realizadas em Três Lagoas, no Espaço do Sesi MS.
Segundo dia – MS Citrus Summit
No dia 11 de dezembro, o evento contará com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, autoridades e grandes referências da citricultura nacional. A programação ampliará o debate para aspectos estratégicos, produtivos, mercadológicos e ambientais do setor.
A pauta contemplará temas como modelos de expansão, ambiente regulatório, defesa sanitária, perspectivas globais e o posicionamento de Mato Grosso do Sul como nova fronteira da citricultura no Brasil.
PROGRAMAÇÃO
10 de dezembro – Espaço Sesi MS
13h – Credenciamento
14h – Abertura Oficial
14h30 às 15h20 – Painel 1
A Citricultura no MS / Oportunidades (Semadesc)
– Cenário atual, localização e status dos projetos
– Atração de investimentos
– Geração de emprego e renda
15h20 às 16h – Painel 2
Principais Doenças e Sanidade (Fundecitrus)
– Psilídeo e Greening (HLB): identificação, monitoramento e controle
16h – Intervalo
16h20 às 17h10 – Painel 3
Políticas Públicas e Normativos (Iagro)
– Estrutura regulatória
– Defesa sanitária
– Procedimentos de manejo e fiscalização
17h15 – Espaço para Perguntas
11 de dezembro – Espaço Sesi MS
8h – Abertura com Governador Eduardo Riedel e autoridades
9h às 10h – Palestra Magna
“Uma Nova Perspectiva para a Citricultura” – Marcos Fava Neves
10h às 11h – Painel 1: Políticas Públicas e Práticas ESG
Mediador: Jaime Verruck (Semadesc)
– Defesa sanitária e segurança jurídica – Iagro
– Boas práticas – Fundecitrus
– Combate ao HLB – Fundecitrus
11h às 12h – Painel 2: Produção e Ambiente de Negócios no MS
Mediador: Rogério Bereta
– MS como nova fronteira da citricultura
– Cadeia produtiva e relação produtor/indústria
– Implantação de novos pomares
15h às 17h30 – Visita Técnica
Fazenda Paraíso – Eduardo Sgobi