PECUÁRIA DE PRECISÃO

Acrissul recebe criador da tecnologia que identifica bovinos pelo focinho

Sistema chamado de QR Cattle usa algoritmo para fazer a leitura e cadastro do gado, permitindo a identificação de cada animal

27 OUT 2025 • POR José Roberto dos Santos | Assessoria de Comunicação da Acrissul • 17h13
Flávio Malmann teste sistema em zebuíno de elite em pavilhão no Parque de Exposições Laucídio Coelho - Fabiola Camilo | Assessoria de Imprensa

A diretoria da Acrissul recebeu durante esta segunda-feira, 27, a visita do criador do sistema chamado de QR Cattle, que identifica bovinos pelo focinho, um traço equivalente à impressão digital humana, que garante rastrear e cadastrar os animais com segurança e eficiência. A tecnologia foi desenvolvida pelo gaúcho Flávio Malmann, ex-tabelião e um obcecado pelos processos de identificação. Até 2032 todos os bovinos criados no Brasil terão de ser identificados e rastreados.

O sistema foi apresentado durante a parte da manhã desta segunda-feira, 27, para o Chefe-geral da Embrapa-Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A Acrissul busca realizar um convênio com a Embrapa para validar o sistema. 

Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, que participou da reunião, a partir desta validação científica, a associação vai oferecer a tecnologia para seus associados, como um alternativa para identificação dos bovinos, paralelo à marca-fogo, aos brincos e aos botons, que tem custo unitário por animal.

Durante a parte da tarde, Flávio Malmann fez uma apresentação para um grupo de pecuaristas na sede da Acrissul e, logo depois, realizou uma demonstração a campo para os produtores rurais em um pavilhão do Parque de Exposições Laucídio Coelho, com animais de elite da Agropecuária Ribalta, que participarão da Expogenética MS 2025. 

O desenvolvimento da tecnologia levou cinco anos de trabalho e foi lançado este ano no Rio Grande do Sul, durante a Expointer (em Esteio). 

A tecnologia está em fase de experimentações exaustivas e esta é a primeira vez que é testado em zebuínos em Mato Grosso do Sul. Pecuaristas do quadro da Acrissul já se dispuseram a testar o sistema em suas propriedades. 

Segundo Malmann, o produtor pode cadastrar até mil animais em um mesmo dia sem uso da internet e, depois, as informações são atualizadas no sistema quando o celular estiver online.