Com 5 dias de evento, Expoequestre abre suas porteiras no dia 17 de setembro na Acrissul
Exposição na Acrissul terá palestras, esportes equestres, julgamento de equinos e Leilão Arca de Noé
De 17 a 21 de setembro Campo Grande recebe a terceira edição da Expoequestre, uma feira agropecuária focada no mundo do cavalo e que traz em sua programação palestras técnicas, cursos, expositores comerciais, cultura, gastronomia, julgamento e mostra de equinos, apresentação de cães de pastoreio, além disputas em várias modalidades esportivas.
O evento é promovido pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e coincide com a realização do 3º Festival Internacional da Carne, com ambos sendo realizados no Parque de Exposição Laucídio Coelho. Não haverá cobrança de ingresso.
Este ano a grande novidade na agenda da Expoequestre é o 1º Leilão Arca de Noé, que acontece no dia 19 de setembro, a partir das 18h00. O leilão será organizado pela Barbosa Leilões, em local exclusivo a ser montado no parque de exposições e contará com a oferta de diversos animais: cães, ovinos, caprinos, bovinos, equinos, com exceção só de aves, segmento vetado em eventos públicos por normas da Iagro.
A agenda da Expoequestre prevê a realização de dois dias de palestras, a serem organizadas pela coordenação do Curso Técnico em Agropecuária e com previsão de participação de pelo menos 40 alunos.
Ao longo da Expoequestre, haverá a disputa de provas nas modalidades ranch sorting, 3 tambores, 6 balizas e laço comprido.
Com a participação de crianças de até 12 anos de idade, a exposição recebe pela primeira vez o campeonato de "vaquinha parada", uma forma divertida de desenvolver a coordenação motora, aprender sobre as tradições do campo e exercitar a prática do laço comprido.
O NCCCMS (Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dr Mato Grosso do Sul) traz para a Expoequestre este ano a "Exposição Cavalo Crioulo Potro do Cerrado". A ACCA-MS (Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de MS) também marcará presença com a realização de provas de halter e performance.
Segundo o diretor de equinocultura da Acrissul, Nilson Ricartes, a participação do sul-mato-grossense em provas equestres é cada vez maior nos eventos, mostrando que as competições chamam a atenção não só de participantes, mas também das famílias, atraindo público maior do que em esportes mais tradicionais. "Para esta edição da Expoequestre estimamos a participação de mais de mil competidores", calcula Ricartes.
Na tarde desta segunda-feira, 18, a Acrissul promoveu um encontro com todos os setores envolvidos – diretores, funcionários, núcleos de criadores, leiloeiros e a organização do Festival Internacional da Carne – para ajustar a agenda que será divulgada nesta semana.
Secretaria da Acrissul - (67) 3342-4201