Agricultura

Agricultura familiar aposta na ampliação de projetos do governo

3 NOV 2010 • POR Canal Rural • 00h00

 A agricultura familiar, formada por pequenos e médios produtores, está presente em 85% dos imóveis rurais do país. São mais de quatro milhões de proprietários. Com a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República, eles apostam na ampliação de projetos do governo para continuar produzindo a maioria dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros.

Para o produtor rural Arnaldo Zandoná, a construção de duas estufas para o cultivo de legumes e verduras só foi possível com a ajuda do Programa Nacional de Fortalecimento (Pronaf). Ele aumentou a produção e atualmente trabalha em parceria com outras oito famílias. Juntas, elas comercialização os hortigranjeiros na região metropolitana de Porto Alegre. Sem o programa de fortalecimento da agricultura familiar, seria difícil levar o trabalho adiante. É por isso que os pequenos produtores apostam na continuidade dos projetos do governo Lula para se manter na atividade.

– Nós temos incentivos para maquinário, investimentos, Pronaf custeio. Os juros também são ótimos para nós. Então, na verdade, quem sabe ampliar os limites de cada Pronaf, investimento e custeio, estaria de bom tamanho – diz o produtor rural Arnaldo Zandoná.

A agricultura familiar foi lembrada nas promessas de campanha de Dilma Rousseff. Ela prevê uma ampliação nos financiamentos, assistência técnica e mercado e ainda a inclusão no Pronaf de dois milhões de famílias de pequenos produtores e assentados até o fim do mandato.