Embrapa de Dourados procura parceiros para o Sistema Antecipasto
Sistema favorece a diversificação de pastagens e a intensificação da produção em sistemas de ILP
A Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS), procura parceiros para o Sistema Antecipasto, que favorece a diversificação de pastagens e a intensificação da produção em sistemas de ILP (Integração Louvra-Pecuária).
Isso oferece benefícios significativos para pecuaristas e agricultores, incluindo a mitigação da escassez de pasto na estação seca, o aumento na produção de carne, melhorias nas condições do solo e a abertura de novas áreas para produção agrícola integrada.
O Antecipasto é recomendado para produtores rurais que já utilizam ILP nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, especialmente na época mais crítica do ano: a estação seca/inverno, para alimentação animal.
A Embrapa recomenda forrageiras com baixa capacidade de competição com a soja, de pequeno porte, crescimento inicial lento e não deve emitir colmos na fase vegetativa ou emissão de colmos finos. Também deve ser tolerante ao sombreamento e ter boa produção de forragem durante a safrinha.
Entre as variedades de pastagens recomenda-se a cultivar BRS Tamani, o primeiro híbrido de Panicum maximum da Embrapa, resultado de um cruzamento realizado na Embrapa Gado de Corte em 1992. Apresenta como características porte baixo, com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.
Sua alta qualidade e adaptação faz com que seja indicada para engorda de gado bovino, principalmente no bioma cerrado, sendo uma opção para para diversificação de pastagens em solos bem drenados.