Notícias

Ovinocultura do Estado precisa investir em qualidade reprodutiva

21 OUT 2010 • POR Correio do Estado • 00h00

 Um curso de manejo reprodutivo em ovinos e caprinos na sede da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, e na Fazenda Modelo, onde está instalado o Núcleo Centro-Oeste da Embrapa para Caprinos e Ovinos mostrou que é preciso investir em tecnologia na atividade caso os produtores desejem aumentar a eficiência dos rebanhos. 


Foram apresentadas palestras mostrando a necessidade de práticas como o controle do ciclo reprodutivo, manejo racional dos animais, inseminação artificial e transferência de embriões. 

Para o organizador do evento, pesquisador Fernando Reis, o programa do curso foi montado visando atender uma demanda antiga dos produtores locais no que se refere aos aspectos da reprodução de caprinos e ovinos. "É necessário melhorarmos a produtividade dos rebanhos e aumentarmos a oferta de carne no mercado, e uma das formas de alcançarmos este objetivo é conscientizarmos técnicos e produtores da importância de um trabalho bem feito no aspecto reprodutivo", acrescentou. 

E para que o programa fosse atingindo com excelência foi convidado para ministrar aulas no campo da reprodução, o pesquisador Jeferson Ferreira da Fonseca, que possui doutorado em reprodução e é coordenador do Núcleo Sudeste da Embrapa para Caprinos e Ovinos. 

Um participante do curso que avalia positivamente a iniciativa da Embrapa é Carlos Barros Leite Junior. Ele se deslocou do Pantanal até Campo Grande para participar do evento e confessa que foi muito produtivo o aprendizado. Ele que é produtor de ovinos e médico-veterinário espera que outros eventos semelhantes sejam promovidos pela Embrapa dada à carência de informações e necessidades da região. 

Carlos Leite é representante de um grupo de criadores de ovinos no Pantanal e tem como uma das atribuições buscar novas técnicas que venham auxiliar o grupo a aumentar a produção na região.