Notícias

Brasil é exemplo no enfrentamento das mudanças climáticas, diz ministro inglês

29 SET 2010 • POR Canal Rural • 00h00

 O Brasil foi citado pelo ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, como bom exemplo no enfrentamento das mudanças climáticas e em ações voltadas ao meio ambiente.

– O Brasil gera metade de sua energia por meio de fontes renováveis e limpas, e está enfrentando este desafio – defendeu Hague em discurso sobre o tema durante reunião do Conselho de Relações Exteriores (CFR, sigla em inglês), em Nova York, nesta última segunda, dia 27.

Para o ministro, o país não se encaixa no “dilema” em que se encontram outros países em desenvolvimento, por serem mais vulneráveis aos efeitos do clima.

– As economias emergentes enfrentam um dilema. Em geral, são mais vulneráveis aos efeitos diretos das mudanças climáticas, mas se preocupam, também, que ações voltadas ao meio ambiente afetem o desenvolvimento – argumentou.

No Brasil, 47% da energia produzida é renovável. A responsável por essa matriz energética limpa é o etanol produzido da cana-açúcar. A previsão da safra de cana-de-açúcar que está sendo moída este ano é de 651 milhões de toneladas.

O CFR é uma organização independente, criada em 1921, dedicada à promoção de estudos em temas de relações internacionais e que publica a influente revistaForeing Affairs.