À disposição do público da Expogrande, Deleagro orienta sobre segurança nas propriedades
Três mandados de prisão preventiva que foram cumpridos e investigação de roubo de gado com cárcere privado que foi encerrada no último sábado
O parque de Exposições Laucídio Coelho, conta com um posto de atendimento e orientações da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato), a missão da recém criada delegacia é reprimir e investigar crimes como o abigeato, que se trata de furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado. Também terá competência para investigar e reprimir crimes como subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.
Para o delegado Mateus Zampieri a delegacia que nasceu há um ano e meio tem conseguido cumprir fielmente o seu objetivo, que é antecipar os furtos e conscientizar o produtor rural que a sua propriedade também precisa de atenção quanto a segurança. "O objetivo maior é prevenir o delito, orientar o produtor rural que com o avanço das tecnologias, os criminosos também se aproveitam disso, então se usarem essa tecnologia para a segurança das suas propriedades teremos menores casos de furtos e até mesmo de roubos nas propriedades", comenta o delegado.
A exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Deleagro, estão três mandados de prisão preventiva que foram cumpridos e investigação de roubo de gado com cárcere privado que foi encerrada no último sábado (15), operação realizada com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Deleagro, em parceria com o Departamento de Polícia de Cassilândia e com apoio dos departamentos de Chapadão do Sul e de Aparecida do Taboado.
De acordo com o delegado a investigação que foi encerrada esclareceu o roubo de mais de 70 cabeças de gado no município de Cassilândia, sendo identificados os autores e recuperado o gado que já havia sido transportado para o estado de Goiás. "A operação recuperou todos os animais e ainda prendeu preventivamente três envolvidos no roubo. É importante destacar que há aproximadamente três anos não aconteciam casos de roubos, somente furto de animais e equipamentos em propriedades, o que deve fazer com que os proprietários rurais fiquem alerta quanto aos cuidados a serem tomados, a Deleagro está à disposição para orientação e investigação de crimes desse sentido", conclui Mateus Zampieri.
A delegacia está com um posto de atendimento no Parque de Exposição Laucídio Coelho durante a 83° edição da Expogrande que acontece até o dia 23 de abril. Qualquer informação acerca de crimes de atribuição da Deleagro ou sobre o paradeiro de foragidos, pode ser encaminhado por meio do fone/whatsapp (67) 99225-6397, garantido o anonimato.