Notícias

Embrapa Cerrados desenvolve novas cultivares de mandioca

7 JUN 2010 • POR Gazeta Digital. por Wisley Tomaz. • 00h00

Pesquisadores da Embrapa Cerrados chegaram a variedades de mandioca com características que agradam ao consumidor e geram mais renda para o produtor. A produtividade das mandiocas amareladas fica em média em 14 toneladas por hectare na região do Cerrado e há potencial para esse volume subir para 40 toneladas.

Há cerca de quinze anos, a Embrapa introduziu no Distrito Federal algumas variedades de mandioca de cor mais amarelada, pioneira e japonesinha, que fizeram sucesso e hoje representam 80% do mercado.

No próximo ano, a empresa vai lançar mais três opções de mandioca de mesa, que também já estão sendo avaliadas na pesquisa participativa. Segundo o pesquisador da Josefino Fialho, somente nos últimos cinco anos, 6,5 mil produtores da região do Cerrado foram capacitados pela equipe da unidade da Embrapa. Ele explica que esta mandioca tem como característica cozinhar sempre, sendo a mais amarela de todas.

Algumas orientações oferecidas pela pesquisa com o melhoramento participativo da mandioca estão acessíveis ao público em um livro, lançado pela Embrapa Cerrados e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Com ilustrações e uma linguagem acessível, a publicação destina-se a tirar as principais dúvidas dos agricultores familiares e ainda apresenta algumas receitas de pratos feitos a partir da raiz.