Expogrande

Expogrande confirma Campo Grande como capital do cavalo Árabe

28 MAR 2010 • POR Jefferson da Luz - Via Livre Comunicação. • 20h21
Laucídio Coelho Neto ao lado de seu cavala campeão na Expogrande, Dinar El Johann. - Jefferson da Luz

Este ano, durante a 72ª Expogrande , vieram mais de 120 cavalos da raça Árabe, e dentre todos os exemplares Dinar El Johann foi campeão, do haras Engenho, pertencente a Laucídio  Coelho Neto. O troféu de cavalo campeão reservado ficou Mister Style JM, do haras MJ – Monte Mor.

“Nossa exposição tem ganhado tradição. É uma das mais concorridas no circuito nacional, tanto é que quanto ao peso no ranking só perde para Nacional do Cavalo Árabe, dado o grande volume de animais e criadores que têm comparecido todos os anos, prestigiando Campo Grande. O que nos deixa com muito orgulho”, disse o Laucídio Coelho, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Árabe de Mato Grosso do Sul.

O proprietário lembrou que seu exemplar vencedor é filho de uma lenda entre os criadores de cavalo Árabe no Brasil , Jahann El Jamaal, que tem confirmado em sua progênie as características essenciais da raça: força e conformação de cabeça e corpo. “Dinar El Jahann é um animal raro, pelo menos para o meu gosto”, disse, revelando que o garanhão tem se tornado o principal de seu plantel de seu haras.

O entusiasmo de Laucídio com o cavalo Árabe tem razão de ser, conforme as palavras do juiz de provas Fabio Amorosino, da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe, a Expogrande sempre traz exemplares de “primeiríssima qualidade”, com condições de serem campeões nacionais. Segundo ele, os animais apresentados durante a feira são competitivos em qualquer outro lugar do mundo. “É a primeira linha em qualidade genética”, reforça.

Entre as fêmeas, a excelência dos exemplares trazidos para Campo Grande é mais uma vez confirmada; a égua campeã, Angel of Marwan, e a reservada, JR Burmagny -ambas pertencentes ao do haras Vila dos Pinheiros, em São Paulo- são animais que ganharam o campeonato nacional do cavalo Árabe nos Estados Unidos.
 

Clique aqui e veja mais fotos na galeria de imagens