Notícias

Palestra aborda sistema de terminação de ovinos em confinamento

26 MAR 2010 • POR Fábio Sarzi - Via Livre Comunicação • 00h00

Durante a terceira palestra realizada dia 26/03 (sexta-feira), na Expogrande, a médica veterinária Ana Cristina Andrade Bezerra, falou sobre o sistema de terminação de ovinos em confinamento. Segundo a palestrante a sanidade do animal começa já no confinamento.

A aquisição de animais saudáveis, vermifugação, vacinação contra clostridiose e tratamento com coccidiostático, são alguns dos cuidados que devem ser tomados para que não haja problemas com a criação. A médica revela que um dos principais fatores que podem levar a perda dos cordeiros é quanto a questão de mão de obra. “Eu perdi poucos animais e a principal falha foi a humana”, revela.

 
Ana Cristina explica que em relação ao manejo é preciso seguir algumas etapas. “Na formação do lote é necessário separar por sexo e idade e no fornecimento da raça é muito importante a leitura do cocho”, ensina. E quanto ao manejo da água deve-se sempre manter os bebedouros limpos.
 
“O animal PO (Puro de Origem) que não se enquadra para reprodutor vai para confinamento e todo procedimento realizado é para que a carcaça chegue no peso ideal, ou seja, de 16kg para o frigorífico”, diz a médica.