Expogrande

Expogrande conhece o grande campeão Canchim da feira

21 MAR 2010 • POR Via Livre/Assessoria de Imprensa Acrissul. • 21h49
Kanú da Itamarati, grande campeão Canchim na Expogrande. - Samir Baptista

Kanú MN da Itamarati, esse é o nome do grande campeão da raça Canchim durante a 72ª Expogrande -que segue até o dia 28 de março. De propriedade e Luiz Carlos Dias Fernandes, Kanú vive na fazenda Santa Maria, em Três Lagoas (MS), e foi considerado pelo juiz de prova Dário Freitas, da ABCCAN (Associação Brasileira dos Criadores de Canchim), o menor touro adulto na categoria 28 a 30 meses.

O título de campeão reservado ficou com Luar da Itamarati; a grande campeã vaca adulta na categoria 30 a 33 meses foi Keith da Itamarati, e a campeã reservada foi Martha da Itamarati, todos de propriedade de Fernandes.  

“A Expogrande é uma vitrine nacional, e sem dúvida o grande objetivo do julgamento é a exposição dos animais para o mercado”, avalia o presidente da ABCCAN, Luiz Carlos Dias Fernandes. Ele acredita que a raça “tem ido bem no Brasil, e tem condições de crescer, porque é altamente adaptada às condições” do país. São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são os estados criadores.

A venda de animais costuma aumentar na fazenda Santa Maria, após a participação na Expogrande. O tratador de animais, Fábio Cintra dos Santos, conta que os melhores touros são enviados à feira há cinco anos, e os resultados “sempre aparecem”. “Neste ano trouxemos 20 animais para o julgamento. No ano passado, fizemos mais de 2 mil pontos no ranking nacional”, diz.