Expogrande

John Deere traz para a Expogrande trator com piloto automático

21 MAR 2010 • POR Jefferson da Luz - Via Livre Comunicação. • 20h24
Eupídio Siqueira da Rosa ao lado o trator com piloto automático. - Jefferson da Luz

Já pensou poder entrar em um trator e ser mero espectador de seu trabalho? E quase isso que a nova linha de tratores pesados da John Deere oferece. Segundo o gerente da Agro Amazônia, Eupídio Siqueira da Rosa, que expõe na Expogrande 2010, o único serviço para o tratorista é fazer a manobra na máquina quando chegar ao fim da linha.

“O trator é controlado por GPS, um sistema que usa satélite para guiar veículos. Com isso a margem de erro entre as linhas de uma lavoura fica entre 2 e 3 centímetros. Dependendo da programação que se fizer, nem mesmo a manobra de volta o operador precisa fazer”, detalha Rosa.

Uma das vantagens de sistema é a diminuição de perdas por linhas. Em grandes áreas é comum ter linhas remontadas ou linhas fora do espaçamento correto, isso é um problema principalmente em plantações de milho, onde ter uma linha fora do padrão significa perda. “Se a linha estiver fora das medidas da colheitadeira derruba os pés”, explica Rosa.

Outra novidade da John Deere é a mini camionete Gator, com motor de três cilindros a diesel e tração nas quadro rodas, a carrinho promete mudar o conceito de carro de assistências nas fazendas brasileiras. Simpático e fácil de operar, o Gator suporta uma carga de até 600 quilos.