Agricultura

Agricultura leva delegação de empresários a maior feira de alimentos do Oriente Médio

22 FEV 2010 • POR Mapa • 00h00

Uma delegação brasileira com representantes de 14 empresas de produtos do agronegócio embarcou, neste final de semana, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com apoio do Ministério da Agricultura e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o grupo articipa da Gulfood 2010, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Esta é terceira vez que o ministério promove a participação de empresários à feira.

Este ano, comparecem presentes os setores de lácteos, mel, pescados, ovos, alimentos processados, especiarias, arroz e soja. “Nesta edição da Gulfood, o Ministério da Agricultura buscou dar oportunidade a setores com pouca inserção no mercado árabe, já que outros segmentos como café, carnes e frutas contam com o apoio da Apex (Agência Brasileira e Promoção de Exportações e Investimentos)”, explica o diretor de Promoção Internacional do ministério, Eduardo Sampaio.

Conforme o diretor, essa parceria (ministério e Apex) proporcionará, em um espaço com 500 metros quadrados, a maior participação brasileira já registrada na feira. Sampaio complementa que além de possíveis compradores dos Emirados Árabes, estarão representados no evento outros países, como Egito, Arábia Saudita, Kwait e Irã.

Aumento das vendas - As participações em missões, como a Gulfood, divulgam e incrementam as exportações do agronegócio nacional.  Exemplo disso é o crescimento de 49% dos embarques para os Emirados Árabes, na comparação entre 2008 e 2009. No último ano, a receita foi de mais de US$ 1,14 bilhão.

As vendas que apresentaram maior crescimento foram as do complexo sucroalcooleiro (244%), farinhas e preparações (335%), produtos oleaginosos, com exceção da soja (quase 6.000%) e produtos hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos (423%). O diretor do Ministério da Agricultura enfatiza que ainda há grande potencial de venda para o país árabe de produtos agropecuários, como café, frutas e sucos, mel, lácteos e ovos.