Expogrande

18ª Arabian Show abre o circuito de competições durante a 79ª Expogrande

7 ABR 2017 • POR Karla Silva • 20h24
Karla Silva

Abrindo as exposições do Cavalo Árabe pelo Brasil, acontece durante a 79ª Expogrande, entre os dias 7 e 9 de abril, a 18ª Expogrande Arabian Show. Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), esta é a primeira vez que a Expogrande Arabian Show abre o circuito nacional de competições do Cavalo Árabe.

Embora a origem do Cavalo Árabe não seja totalmente conhecida, existem evidências de que a raça Puro-Sangue Árabe é a mais antiga do mundo, originada no Oriente Médio. Qualidades como inteligência, harmonia de conformação, beleza, velocidade, resistência e agilidade conquistaram povos que se esmeraram em mantê-la pura.

Mato Grosso do Sul é o quarto estado com mais animais da raça no Brasil, são cerca de 3.000 animais de sangue árabe (Puro Sangue Árabe, Cruza-Árabe e Anglo-Árabe) e mestiços. Para a competição, ao todo são aguardados 70 animais. Desse número, 40 são do estado e o restante de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Bolívia.

Para o julgamento, que acontece no sábado (08), alguns quesitos serão avaliados, “no Halter, a conformação, avalia-se os tipos morfológicos do animal: cabeça, pescoço, movimentação, atitude, corpo. Avalia-se o cavalo como um todo e o compara a outros animais que estão na mesma categoria e idade avaliada”, informa Walter Dias Ribeiro, representante da Associação de Mato Grosso do Sul do Cavalo Árabe. São três categorias de avaliação: Júnior, Potro, Égua e Cavalo. Em cada categoria, são escolhidos primeiro, segundo e terceiro lugares no campeonato: o campeão ouro, prata e bronze.

Segundo Walter Ribeiro, o Cavalo Árabe destaca-se em Mato Grosso do Sul por sua resistência de trabalho, “o criador vai ao campo e, do começo da manhã ao fim de tarde, o animal fica tranquilo para trabalhar no outro dia novamente. Outras raças precisam de um ou dois dias de descanso para voltar ao trabalho. Em um dia o Árabe faz 160km de prova de enduro, tanto em regularidade e velocidade livre, o que comprova sua resistência”, ressalta Walter. Os valores de um Cavalo Árabe, vendidos para fora do país, variam entre US$ 50.000 a 1 milhão de dólares.

Também no sábado, acontece na pista de provas a partir das 18 horas, provas de Halter (conformação), Cross Country, Salto e Tambor e Baliza, apresentando toda versatilidade do Cavalo Árabe.

79ª Expogrande

A Expogrande acontece até o dia 09 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), e conta com extensa agenda de leilões, competições e palestras técnicas, além de shows, gastronomia variada, e oportunidades facilitadas de negócios.

Sexta-feira e sábado, a entrada é gratuita até às 16h. A partir das 18h é cobrado o valor do ingresso. Domingo, último dia de feira agropecuária, o visitante não paga para entrar durante todo o dia.

Mais informações pelo telefone (67) 3345-4200.