Notícias

MS é detentor do segundo maior rebanho de boi Senepol no Brasil

18 AGO 2016 • POR Via Livre | Com informações do Olhar Direto • 15h12

Adaptável ao clima de tropical, a raça Senepol vem ganhando espaço em meio às pastagens sul-mato-grossenses. O Estado é o segundo maior produtor de Senepol do Brasil com um rebanho de aproximadamente 6,6 mil cabeças.

Na ExpoMS Rural, que vai até o dia 5 de setembro em Campo Grande (MS), o pecuarista poderá conferir toda a versatilidade desta raça, e também poderá adquirir reprodutores e matrizes direto do vendedor - O Senepol da San, que tem um pavilhão com animais à venda no Parque de Exposições Laucídio. A feira é promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

Uma das diferenças do Senepol para as demais raças, como a Angus, por exemplo, é a sua adaptação ao clima tropical brasileiro, visto ser uma raça do Caribe. Além disso, A raça é encaminhada ao abate de oito meses a um ano mais cedo em relação ao Nelore.

No Brasil a raça Senepol foi introduzida em meados de 2000 e hoje conta com um rebanho de aproximadamente 45 mil cabeças, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), e em torno de 350 criadores.

A maior parte do rebanho Senepol está em Minas Gerais, com cerca de 13,2 mil cabeças, seguido do Mato Grosso do Sul com 6,6 mil cabeças e Mato Grosso com 6 mil exemplares.