Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
MONITORAMENTO DE DADOS

Tecnologia transmite dados da piscicultura para o celular em tempo real

Sistema Aqua-On, desenvolvido pela Embrapa e pela Ufscar, envia informações meteorológicas e da água usando alta frequência

05 julho 2022 - 08h56Por Canal Rural

A Embrapa Meio Ambiente e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) estão lançando um sistema que reúne, em um único equipamento, o monitoramento de parâmetros meteorológicos e de características da água, informações importantes para a criação de peixes. Batizado de Aqua-On, o sistema de aquisição e transmissão de dados para piscicultura em tanques-rede opera em alta frequência e utiliza tecnologia de código aberto.

Segundo a Embrapa, isso permite que todos os aplicativos desenvolvidos sejam reescritos ou aprimorados de forma colaborativa. O sistema usa transmissão de dados via radiofrequência de longo alcance.

“É um ativo inovador para apoiar o monitoramento e gestão ambiental da piscicultura em tanques-rede, é de fácil operação e interpretação dos dados, com informações disponibilizadas em um aplicativo de celular em tempo real e em alta frequência, permitindo ao gestor a rápida tomada de decisão”, afirma o professor da UFSCar Osmar Ogashawara.

Líder da pesquisa, Fernanda Sampaio, da Embrapa, explica que o Aqua-On é um sistema modular. Ou seja: poderá ser adaptado ao sistema de produção. Monitoramento de variações térmicas atmosféricas e na coluna de água são alguns dos tipos de sensores que podem fazer parte do sistema.

“O monitoramento em tempo real da temperatura da coluna d’água permite ao produtor identificar variações de temperatura que podem influenciar no manejo dos animais em produção, evitando estresse”, afirma Fernanda.

Na visão da Embrapa Meio Ambiente e da Ufscar, o Aqua-On tende a diminuir os custos para se manter ativo monitoramentos meteorológicos e limnológicos (referente a rios e lagos). O alto custo atual com esse tipo de tecnologia motivou o desenvolvimento do instrumento que, de acordo com os seus criadores, é prático, de fácil utilização, operação e interpretação de dados gerados. Dessa forma, acreditam o equipamento ajudará na tomada de decisão dos piscicultores — além de contribuir para o manejo e o desenvolvimento sustentável das psiculturas em tanques-rede.

Funcionamento do Aqua-On

A transmissão do Aqua-On ocorre via LoRa (rádio frequência para comunicação em longas distâncias) a partir da plataforma flutuante e até chegar a uma estação em terra que tenha conectividade à internet por meio do sinal WiFi. Com isso, os dados ficam disponíveis em aplicativo desenvolvido especialmente para funcionar em aparelho celular. Assim, dados como temperatura em diferentes profundidade e superfície da água são devidamente captados. Além disso, as referentes informações do campo meteorológico são coletadas:

  • Umidade e temperatura do ar;
  • Velocidade e direção do vento;
  • Volume de chuva acumulado;
  • Pressão atmosférica;
  • Irradiação solar.

De cinco em cinco minutos, uma amostragem salva, coletando um conjunto completo de dados. A transmissão é feita da plataforma flutuante para o escritório da piscicultura, com distância de aproximadamente 500 metros. Os dados são enviados para um site de armazenamento de dados na nuvem.

O protótipo do Aqua-On já foi testado no interior de São Paulo, precisamente em uma piscicultura no reservatório do município de Chavantes (SP). Para a equipe responsável pela ação, os resultados iniciais foram animadores. Afirma-se, entre outros pontos, que transmissão de 100% dos dados via wi-fi para o aplicativo do celular do usuário, com direito à possibilidade de acesso remoto.

De acordo com os pesquisadores, o fato de fazer o procedimento por meio de software de fácil manuseio e menor custo de instalação, operação e manutenção, será um diferencial, que, relatam, ainda não encontra produtos similares no mercado.