Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Tecnologia facilita monitoramento diário de bezerras leiteiras

20 dezembro 2019 - 23h10Por DBO Rural

A Intergado , startup que desenvolve e disponibiliza soluções de pecuária de precisão, anuncia o lançamento da CriaTECH , plataforma de monitoramento diário de bezerras e novilhas leiteiras. A ferramenta tem como objetivo detectar precocemente falhas que podem ocorrer no processo de criação, evitar o agravamento de doenças, minimizar as perdas e garantir um futuro produtivo e saudável para as novas vacas do rebanho.

Para utilizar a solução, os produtores precisam instalar balanças eletrônicas da Intergado em frente ao bebedouro do piquete e colocar brincos eletrônicos nos animais. As bezerras passam então a ser pesadas e medidas, de forma voluntária, todas as vezes que vão ao bebedouro, o que não gera estresse durante o processo de coleta. Os equipamentos também se encarregam de enviar os dados para a nuvem, disponibilizando em tempo real todas as informações no sistema da Intergado CriaTECH.
 
“A Intergado tem como foco principal fazer a diferença na vida do produtor rural e proporcionar soluções completas que permitem aos produtores tomadas de decisões mais ágeis e precisas, contribuindo ao mesmo tempo para o bem-estar animal”, explica Marcelo Ribas, diretor executivo da empresa.
 
O sistema fornece o peso e a altura de cada animal, projetando a curva de crescimento em todas as fases da criação. Dessa forma, é possível que os produtores consigam comparar as bezerras com o padrão da raça ou metas pré-estabelecidas na fazenda, facilitando a detecção precoce de falhas no desenvolvimento das fêmeas para reprodução. Outra vantagem está diretamente ligada ao tratamento de doenças, uma vez que a solução gera alertas que facilitam sua identificação ainda em fase inicial.
 
“Preocupados com o bem-estar e com o prejuízo que as doenças podem causar, produtores estão manejando suas bezerras a cada dois dias para medir temperatura retal com o objetivo de detectar febre e animais doentes e, assim, realizar o tratamento precocemente para melhorar a taxa de cura e minimizar as perdas no desenvolvimento. Apesar de eficiente, este manejo tem se mostrado muito trabalhoso, gerado custo adicional com mão-de-obra e estresse nos animais”, explica Ribas.
 
Além disso, a rápida ação dos produtores para correção das falhas permite que os animais reestabeleçam o seu crescimento e antecipem a idade do primeiro parto. “A redução dos dias para parição ou dias em estado não-produtivo promove diminuição significativa no custo final dos animais. Por meio da nossa tecnologia, é possível garantir que as futuras vacas do rebanho sejam mais produtivas e saudáveis durante a lactação, já que garantimos o escore ideal dos animais ao parto”, finaliza o diretor executivo da Intergado.
 
No final de 2019, a empresa participou do Ideas for Milk, evento realizado pela Embrapa para premiar as inovações no setor lácteo. Ao todo, 58 tecnologias foram avaliadas por uma banca de jurados e participantes e a solução CriaTECH da Intergado ficou em terceiro lugar, reforçando ainda mais a importância da implementação de ferramentas que antecipam diagnósticos para tomadas de decisões assertivas.