Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Plano Florestal está disponível para acesso público

30 outubro 2009 - 00h00Por Seprotur

Campo Grande (MS) - Lançado dia 28 de julho pelo Governo do Estado e demais instituições parceiras, o Plano Estadual de Florestas (PEF) já pode ser integralmente acessado pelos interessados em conhecer o estudo que propõe um plano de ação para o desenvolvimento sustentável de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. O arquivo está disponível para download e consulta no site da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), através do endereço www.seprotur.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=41666.

           Prevendo uma demanda por madeira em toras de cerca de 35,5 milhões de m³ para 2030, a meta estratégica do PEF é formar e consolidar um “cluster floresto-industrial” (entenda-se como Arranjo Produtivo Local, ou ainda, uma integração entre os atores) de maneira que as empresas florestais e industriais existentes, bem como as novas a serem estabelecidas, possam suprir tal necessidade e assim alcançar elevados níveis de competitividade e sustentabilidade social, econômica e ambientalmente – sejam estas grande, média e/ou micro empresas.

 

          Para alcançar tal propósito o projeto encontra-se estruturado em cinco fases, onde ao final destas o “cluster” já deve estar plenamente implementado e consolidado. O lançamento do PEF marca a conclusão da primeira etapa. A segunda etapa – que deve ocorrer em até seis meses – prevê a institucionalização do Plano junto a Assembléia Legislativa do Estado e a formação de uma Unidade Gestora. A terceira etapa propõe a implementação dos programas estratégicos para os setores público e privado. Na quarta etapa está prevista a consolidação da proposta, onde serão avaliados os impactos obtidos. Já na quinta e última etapa são previstas as políticas de fortalecimento e ampliação do setor e sua modernização, por meio de novos processos, tecnologia, criação de novos produtos e conquista de novos mercados.

  

          Todos esses detalhes podem ser acompanhados pelo resumo executivo do projeto que está disponibilizado no site da Seprotur. Esclarecimentos e outras informações também podem ser obtidos pelos telefones (67) 3318-5004/3318-5015.