Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

MS inaugura dois grandes empreendimentos essa semana

14 outubro 2009 - 00h00Por Seprotur | Assessoria de Imprensa

          Nova Alvorada do Sul e Campo Grande foram contemplados com mais duas importantes indústrias que juntas vão gerar mais de 4 mil novos empregos no Estado: Agroenergia Santa Luzia e Frigorífico Bertin, respectivamente. Os empreendimentos somam R$ 770,2 milhões e serão inaugurados pelo governo estadual essa semana, sendo a usina sucroalcooleira nesta quarta (14) e o frigorífico na quinta-feira (15).  

 

          Com capacidade instalada para processar 3,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, a usina prevê ao término do projeto uma produção anual de 2,8 milhões de sacas de açúcar e outros 142,5 milhões de litros de álcool. O quadro de empregos vai absolver 1.860 funcionários nas áreas industrial, administrativa e na divisão agrícola.

 

          Essa é a segunda unidade do Grupo ETH/Odebrecht no Estado, sendo que a outra usina fica localizada no município de Rio Brilhante. Contudo, há ainda um terceiro projeto – já aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado (CDI) – que também deve ser viabilizado no município de Nova Alvorada do Sul.

 

          Já a unidade do Frigorífico Bertin na Capital é a de maior capacidade instalada no Estado, prevê um abate de 3 mil cabeças/dia. Com investimento de R$ 200 milhões e geração de 2.400 empregos a indústria já trabalha com projetos paralelos para ampliação da mesma com a instalação de unidades anexas para produção de industrializados/supercongelados, biodiesel e curtume para processamento do couro.

 

          Essa é a segunda unidade do Grupo Bertin no Estado para abate de bovinos, sendo que a outra indústria está localizada em Naviraí. Contudo, há outras duas unidades do mesmo grupo instaladas nos municípios de Naviraí e Rio Brilhante, porém para processamento de couro.    

 

CENÁRIO

 

          Com os novos empreendimentos Mato Grosso Sul amplia seu parque industrial em duas frentes de grande potencial. O setor sucroalcooleiro soma agora 21 unidades instaladas em 17 municípios, uma capacidade de processamento anual de 47,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

 

          Já o parque industrial para o abate de bovinos foi ampliado para 35 frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e outros 25 frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE), um total de 60 indústrias com capacidade de abate de 19,5 mil cabeças/dia.

 

“A chegada de novas indústrias, a ampliação e modernização de outras vem ao encontro às políticas desse governo. Abdicar de imposto para incentivar a ampliação do parque o industrial gera mais que emprego e renda, gera desenvolvimento social para o povo de Mato Grosso Sul”, destaca a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que já confirmou sua participação na inauguração dos novos empreendimentos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

QUARTA-FEIRA (14)

09h00 – Inauguração da Agroenergia Santa Luzia Ltda. (ETH/Odebrecht), em Nova Alvorada do Sul

 

QUINTA-FEIRA (15)

08h30 – Inauguração Frigorífico Bertin, em Campo Grande