Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
17º
Notícias

Mapa consulta produtores de orgânicos em Mato Grosso do Sul

11 dezembro 2009 - 00h00Por MAPA

Consulta feita pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) aos produtores e feirantes de orgânicos de Campo Grande/MS verificou o nível de conhecimento do setor sobre a legislação dos orgânicos e diversidade de produtos  comercializada diretamente com os consumidores. 

Foram cadastradas 36 produtores, organizados em nove associações e assentamentos, e feirantes da Praça Rádio Clube. De modo geral, os preços dos produtos orgânicos são mais altos no mercado, porque exigem técnicas especiais. No entanto, as hortaliças e frutas estão sendo comercializadas na feira a preços compatíveis com os produtos convencionais. A estratégia adotada pelos agricultores é uma forma de criar vínculo com os consumidores.

Para o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, as ações realizadas nos estados são fundamentais para que os produtores se adaptem à nova legislação. “Alguns ainda não sabem como aplicar as novas regras”, explica.

Legislação - Em maio deste ano, três instruções normativas foram assinadas para regulamentar os orgânicos. Os atos estabelecem normas técnicas para produtos processados, a certificação para o extrativismo sustentável orgânico e os mecanismos de controle para esses alimentos, como o processo de certificação.

Os produtores têm até 28 de dezembro de 2009 para se adequarem ao sistema, como estabelece o decreto de regulamentação dos orgânicos, publicado em dezembro de 2007.