Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Maggi inaugura em Corumbá (MS) maior frigorífico de jacaré de cativeiro do mundo

22 setembro 2017 - 15h42Por Canal Rural
Maggi inaugura em Corumbá (MS) maior frigorífico de jacaré de cativeiro do mundo

O ministro Blairo Maggi participou nesta quinta, dia 21, em Corumbá (MS), da inauguração do maior frigorífico de jacarés de cativeiro do Brasil e do mundo. Investimento de R$ 35 milhões, o Caimasul tem capacidade para abater 600 animais por dia, mas processará 400 na primeira fase.

Segundo Maggi, o empreendimento tem grande potencial para contribuir com o esforço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de elevar de cerca de 7% para 10% a participação do país no comércio mundial de alimentos nos próximos anos.

“Nosso país é um grande exportador de produtos agropecuários. Hoje, exportamos cerca de US$ 85 bilhões por ano, o que representa em torno de 7% do comércio global de alimentos. Sabemos que não atingiremos 10% do mercado mundial apenas com algodão, milho, pecuária e soja. E este empreendimento se insere no contexto de vendermos mais para o exterior produtos com maior valor agregado, como o couro e a carne de jacaré de cativeiro”, destaca Maggi.

Em seu discurso na solenidade, que contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, do prefeito de Corumbá, Ruiter de Oliveira, e de parlamentares do estado e do município, o ministro ressaltou que a inauguração do frigorífico é um marco na história do Pantanal, especialmente na relação do homem com a natureza. “O uso sustentável dos recursos, no caso, o jacaré de cativeiro, significa uma nova oportunidade econômica para o pantanal e para a gente pantaneira.”

Maggi enfatizou ainda a importância da Embrapa Pantanal na construção de projetos e de programas de desenvolvimento sustentável na região, apoiando, assim, o manejo adequado e responsável dos animais e a proteção do meio ambiente.

“O pantanal é um dos únicos lugares em que o homem não destruiu a natureza para sobreviver. Por isso, o homem pantaneiro merece todo nosso respeito e admiração”, acrescenta, cumprimentando a administração e a população pelos 239 anos de Corumbá.

Cadeia produtiva completa

O frigorífico Caimasul conta com processo completo da cadeia produtiva de jacarés de cativeiro, que vai da cria, recria, engorda ao abate com certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), passando pela transformação em produto (carne e couro tratado em curtume) e venda.

O empreendimento emprega 70 trabalhadores e a previsão é que chegue a 150, quando estiver operando plenamente. A Caimbasul é reconhecida no mercado por alto padrão técnico e por ser empresa ecologicamente correta e socialmente ativa.

Depois de participar da cerimônia em Corumbá, o ministro viajou para Campo Grande para o lançamento do Plano Agro+ Mato Grosso do Sul. A exemplo do plano nacional coordenado pelo Mapa, o plano estadual é voltado à desburocratização e modernização do agronegócio.
A comitiva de Blairo ao Mato Grosso do Sul contou com a participação do secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Silva, do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), José Luis Vargas, e do chefe de gabinete, Coaraci Castilho.