Menu
Busca quinta, 27 de novembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Notícias

Em recorde histórico, MS colhe 8,5 milhões de toneladas de soja na safra 2016/2017

24 abril 2017 - 00h00Por Aprosoja MS

A safra 2016/2017 de soja é a maior já registrada na história de Mato Grosso do Sul. Desde o início do plantio do ciclo, no dia 16 de setembro de 2016, a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) já projetava recorde na produção estadual. No entanto, a expectativa foi superada, segundo a Circular Técnica N° 205, a mais recente divulgada pela entidade.

O levantamento, publicado nesta quinta-feira (20), aponta que o volume total produzido no Estado foi de 8,497 milhões de toneladas, alcançando, assim, a marca de 56,2 sacas de soja por hectare de produtividade. Esse resultado é 9,1% superior à média de produtividade registrada na safra anterior (2015/2016), que foi de 51,5 sc/ha.

Em relação à produção total, Mato Grosso do Sul colheu 7,601 milhões de toneladas no ano passado, mas em 2017 o resultado apresentou crescimento de 11,8% com as mais de 8 milhões de toneladas retiradas dos campos sul-mato-grossenses.

Bolso vazio

Para o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, os resultados são excelentes tanto para o produtor rural, quanto para o Estado, que se beneficia economicamente com uma maior arrecadação. “No entanto, a situação é muito preocupante. Os números são positivos, mas a safra é muito ruim, péssima, em termos de rentabilidade. Alcançamos a produção de um grande volume de grãos, mas essa produção custou muito, saiu muito cara ao produtor”, afirma Bortolotto. “O agricultor está saindo de bolso vazio desta safra, e isso só vai mudar se os preços pagos pela soja melhorarem”, finaliza o presidente.

Destaques na produção

Entre os municípios sul-mato-grossenses, Maracaju continua à frente da produção da oleaginosa no Estado. Nesta safra 2016/2017, o município colheu 903.118 toneladas do grão, continuando à frente da cidade de Ponta Porã, segunda maior produtora, com 669.401 toneladas colhidas. Na safra 2015/2016, Maracaju alcançou volume de 842.376 toneladas e, Ponta Porã, 608.281 toneladas.

Confira o ranking dos cinco principais municípios produtores:

1- Maracaju: produção de 903.118 toneladas e produtividade de 58 sc/ha
2- Ponta Porã: produção de 669.401 toneladas e produtividade de 54,8 sc/ha
3- Sidrolândia: produção de 614.181 toneladas e produtividade de 52,9 sc/ha
4- Dourados: produção de 588.553 toneladas e produtividade de 56,5 sc/ha
5- Aral Moreira: produção de 406.468 toneladas e produtividade de 60,5 sc/ha

Leia Também

Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro
BIOENERGIA
Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro
Produção de carne de frango deve atingir novo recorde em 2026, estimada em 15,8 milhões de toneladas
AVICULTURA\
Produção de carne de frango deve atingir novo recorde em 2026, estimada em 15,8 milhões de toneladas
Papai-Noel bate na porta dos pecuaristas: só surpresas boas nesta reta final do ano
MERCADO
Papai-Noel bate na porta dos pecuaristas: só surpresas boas nesta reta final do ano
MEIO AMBIENTE
Seminário sobre Manejo Integrado do Fogo antecipa soluções de enfrentamento e prevenção a incêndios
O evento se inicia na manhã do dia 2 de dezembro, uma terça-feira, com a solenidade de abertura das 8h às 8h45