Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Congresso integra setor produtivo e gestores federais e municipais

08 novembro 2019 - 03h12Por Mapa

O 1º Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária encerrou suas atividades nesta quinta-feira (7). O evento reuniu mais de 1.100 gestores, especialistas e autoridades, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, dos dias 5 a 7 deste mês.

Nesses dias, os participantes debateram iniciativas para aprimorar a gestão agropecuária nos municípios e apoiar o pequeno produtor, além da troca de experiências e orientações técnicas. O encerramento foi marcado com a leitura da carta do congresso pelo primeiro tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Souto.
 
“O Mapa, a CNA e a CNM concluem que o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária alcançou seus objetivos de promover a integração do setor produtivo com as gestões federal e municipais da agropecuária, a divulgação das políticas públicas relevantes para o setor e a troca de experiência para o aperfeiçoamento delas, comprometendo-se em planejar outras iniciativas conjuntas para o fortalecimento do agronegócio, pois ‘É nos municípios que se produz o desenvolvimento’”, diz trecho da carta.
 
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da abertura, no dia 5, e destacou que a oferta de assistência técnica para o pequeno produtor será prioridade do Ministério em 2020. "Não podemos ter uma agricultura comercial que está no mundo, é 4G, daqui a pouco 5G. E temos ainda a pobreza do pequeno produtor, aquele que produz pouco, um produtor que ainda precisa de ajuda. Vocês são importantíssimos nos municípios para que nos ajudem, nos orientem na política pública para essa agricultura", disse a ministra. 
 
O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke – que integrou a organização do evento -, destacou que o congresso foi importante por reunir as bases produtivas do país para discutir políticas mais eficientes. “Foi um primeiro grande passo para se tornar um evento rotineiro para os municípios que discutem as políticas para a agropecuária”, afirmou, agradecendo o apoio das demais organizações participantes.
 
Durante o congresso, foram debatidos os mais diversos temas relacionados à agropecuária, como políticas públicas, financiamento, selos de certificação, agricultura familiar, uso racional da água, acesso a mercados, agregação de valor aos produtos e regularização fundiária, com a participação de secretários, assessores, diretores e coordenadores do Mapa.
 
O congresso foi promovido pelo Ministério, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).