Menu
Busca sexta, 27 de novembro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
35ºmax
23ºmin
Notícias

Assembléia aprova plantio de cana-de-açúcar na BAP

16 dezembro 2009 - 00h00

Na manhã de ontem (15/12), a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que autoriza o plantio de cana-de-açúcar e instalação de usinas de álcool na BAP (Bacia do Alto Paraguai), região norte do Estado. O projeto foi enviado pelo Executivo.         

A lei aprovada está em desacordo com a legislação Federal, pois no dia 24 de novembro foi publicado um decreto no qual define as áreas onde a cana-de-açúcar pode ser plantada e naquela região ficou estabelecido que não pode.

Mesmo com a proibição, o governador André Puccinelli (PMDB) enviou o projeto para a Assembleia. Na época, ele disse que a questão sobre quem deve legislar sobre o assunto vai ser discutida na justiça. Ele alegou que havia um acordo com o Ministério da Meio Ambiente para não incluir a Bacia do Alto Paraguai na proibição, o que não foi cumprido.                

A bancada de oposição na Casa até que tentou barrar a aprovação, e os quatro deputados -do PT- votaram contra o projeto, mas não foi suficiente para impedir que a base governista aprovasse a matéria.

Ambientalistas e o governo federal são contra a instalação de usinas de álcool na região do Alto Paraguai porque por lá correm os rios que chegam ao Pantanal. O temor é de que resíduos industriais e agrícolas causem desastres ambientais no frágil ecossistema pantaneiro.