Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Pronaf

Agricultura familiar terá novo cadastro a partir desta terça-feira

Desde janeiro, cadastro nacional vem substituindo a rede DAP/Pronaf

31 outubro 2022 - 09h03Por Ministério da Agricultura
Agricultura familiar terá novo cadastro a partir desta terça-feira

A partir de amanhã (1º/11), o acesso a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar deverá ser feito exclusivamente via Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). 

A ferramenta foi adotada para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, bem como empreendimentos familiares rurais e formas associativas de organização da agricultura familiar.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a mudança decorre do fim do prazo do prazo de emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), que se encerra hoje (31).

Com a mudança, o CAF será a principal ferramenta do agricultor familiar para acesso aos programas federais, sendo utilizado, inclusive, para verificação da aposentadoria rural.

“Desde 2 de janeiro deste ano, o CAF já estava substituindo gradativamente a DAP/Pronaf, que deixará de ser emitida. As DAPs continuarão válidas até o fim da sua vigência, não sendo necessário que o beneficiário se antecipe ao fim da vigência de sua DAP”, informou a pasta.

Ainda segundo o Mapa, apenas os agricultores que não têm a DAP ativa precisarão buscar, a partir de 1º de novembro, a Rede CAF. A inscrição terá caráter permanente e a validade do registro será renovada a cada dois anos.

“Neste momento, praticamente toda Rede DAP já fez a sua migração para a Rede CAF. Espera-se que, até o final de 2023, 2.519.854 famílias sejam beneficiadas por meio do registro de inscrição ativa no CAF”, complementa o ministério.

O sistema do CAF é integrado às principais bases de dados do governo federal e valida as informações declaradas pelo requerente no ato da inscrição. “Caso seja detectada alguma inconsistência, o sistema não permitirá a conclusão da inscrição até que a pendência seja corrigida, minimizando a possibilidade de fraude”, informou, em nota o Mapa.

Leia Também

Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
TRIBUTAÇÃO
Nova norma técnica da reforma tributária acende alerta no agro para 2026
MERCADO
Realização de lucros pressiona contratos futuros do boi gordo
A 3ª semana de dezembro/25 foi marcada por quedas generalizadas nas cotações futuras na bolsa B3, sobretudo nos vencimentos mais longos, destaca a Agrifatto
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
SAFRA DE GRÃOS 2025/26
Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia
AGROINDÚSTRIA
JBS vai fechar fábrica de carne bovina na Califórnia