Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Nota de Esclarecimento

Acrissul tranquiliza produtores sobre o episódio do "mal da vaca louca"

08 setembro 2021 - 13h37Por Acrissul | Assessoria de Comunicação
Acrissul tranquiliza produtores sobre o episódio do "mal da vaca louca"

A Acrissul, sempre atenta e vigilante, esclarece através da presente nota que vem acompanhando em sintonia com o Ministério da Agricultura a constatação dos dois casos atípicos do "mal da vaca louca", registrados em animais de frigorífico no Mato Grosso e em Minas Gerais.

Como são casos atípicos, registrados em animais de descarte e com idade avançada, não oferecem qualquer risco à saúde humana.

Ciente dos protocolos sanitários firmados com a China, o Mapa determinou no dia 4 a suspensão das exportações de carne bovina para aquele país, por 15 dias, o que só deve trazer prejuízos meramente pontuais e sem afetar o status sanitário brasileiro, que é classificado como país de risco insignificante para a doença, pela OIE.

Em 2019, ano de registro do último caso atípico no Brasil, as exportações ficarão suspensas por 10 dias apenas.

Diante disso, a Acrissul pede tranquilidade para os pecuaristas e informa que está aguardando instruções por parte do Ministério da Agricultura e, após transcorrido o prazo da suspensão das exportações, espera que o mercado volte a normalidade, com o País retomando seu fluxo de remessa de carne aos mais diversos destinos, como vem fazendo de forma sustentável e competitiva.

Jonatan Pereira Barbosa
Presidente da Acrissul