Notícias

Abate técnico afere qualidade da "carne sustentável"

13 MAI 2010 • POR MS Notícias. • 00h00

A “qualidade sustentável” na produção pecuária é uma praxe que há anos acompanha um seleto grupo de produtores sul-mato-grossenses reunidos pela Novilho Precoce MS. Para aferir o resultado desse trabalho os associados acompanham nos próximos dias 18 e 19 de maio um abate técnico – “Show da Carcaça”, cuja escala soma cerca de 1.500 animais a serem abatidos no Frigorífico JBS, em Campo Grande/MS. A programação será aberta oficialmente na próxima terça-feira (18) a partir das 6h30.

O projeto nasce pioneiro e propõe mostrar que a atividade é viável – ainda que atendendo a uma série de protocolos dos mercados mais exigentes – e que os associados produzem “qualidade” conservando o meio ambiente, cumprindo as legislações trabalhistas, sendo socialmente justos, valorizando o bem estar animal e utilizando de Boas Práticas Agropecuárias. “A população mundial pede para que a produção de alimentos seja feita de forma sustentável. É isso que a Novilho Precoce MS está mostrando, que existem produtores que tem essa cultura. Que existe em Mato Grosso do Sul uma pecuária "LEGAL", do ponto de vista sustentável”, explica o pecuarista e presidente da Associação, Nedson Rodrigues Pereira – também idealizador do projeto.

A proposta consiste no abate técnico onde cada associado enviará um lote de animais “superiores" com um bom "padrão de carcaça", isso envolve três aspectos principais, conforme explica o veterinário e diretor técnico da Novilho Precoce MS, Antônio João de Almeida: 1 – idade do animal (quanto mais jovem mais macia a carne), 2 - o acabamento da carcaça do animal (relativo a quantidade ideal de gordura, que influencia no sabor) e 3 – uniformidade de carcaça (padronização).

Na disputa pela “qualidade ideal” haverá julgamento da carcaça bem como premiação para os primeiros cinco colocados. Conforme Pereira, a iniciativa vem para despertar o real potencial do setor. “Já temos mais de 30 produtores inscritos com uma previsão de abate de 1.500 animais. É uma proposta ousada, pois mostra que temos volume, padronização e qualidade de carcaça para oferecer ao mais exigente mercado”.

Segundo Nedson, ainda que a “competição” seja estimulante, o que menos importa serão os lotes vencedores. “O que queremos é mostrar o resultado final de todos os lotes, ou seja, uma carne de qualidade superior à média do mercado. Além disso, os resultados servirão como troca de experiências entre os produtores, pois mostraremos a evolução da pecuária e a forma de produção sustentável”, argumenta o idealizador do projeto ressaltando que na parceria com o frigorífico os machos precoces abatidos recebem um bônus sobre o índice ESALQ (preço de referência do mercado).

ORIGEM - Fundada em julho de 1998 por um grupo de pecuaristas pioneiros, a Novilho Precoce MS reúne 210 pecuaristas com um rebanho estimado em 400 mil cabeças. Em 2009 o volume de animais abatidos somou 74.011 cabeças. Com atuais duas alianças mercadológicas (Carrefour – Programa Garantia de Origem/G.O e Frigorífico Bertin) a Associação lançou recentemente um amplo projeto de suporte técnico: o Serviço de Assessoria Técnica (SAT).

Voltado para os associados, o programa abrange um pacote de serviços a serem executados por instituições parceiras e profissionais qualificados em todo o processo produtivo abrangendo nutrição animal, manejo geral, pastagens, gestão da propriedade e sanidade animal, por exemplo. Junto ao SAT a Novilho Precoce MS também caminha para implantar protocolos de certificação da propriedade, iniciando pelas Boas Práticas Agropecuárias (BPA – Bovinos de Corte), programa idealizado pela Embrapa Gado de Corte. Dentre os importantes parceiros abrangidos pelo SAT está o Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC S.A), que irá fornecer o “Chip do Boi”.

SERVIÇO - O “Show da Carcaça” acontece nos dias 18 e 19 de maio no Frigorífico JBS – Planta 2, BR 060 (saída para Sidrolândia – antigo Bertin). A abertura oficial acontece no dia 18 conforme a seguinte programação: 6h30 – café de boas vindas, 7h00 – visita ao curral e 7h30 – início dos abates. Já a premiação acontece no dia 22 de maio a partir das 11 horas no Sindicato Rural de Campo Grande.

O evento é aberto ao público, porém apenas os associados poderão acompanhar os abates (a imprensa devidamente credenciada também terá acesso). O regulamento completo do evento está disponível no site www.novilhoms.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3324-7082.