Os mais de 20 alunos do 1º Curso de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras participam, durante toda a tarde de hoje (11), da aula prática de como fazer a avaliação os animais. O curso, que termina amanhã (12), é resultado de uma parceria entre o Senar / MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) e Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) e faz da programação da Expo MS, o Encontro do Agronegócio. As inscrições de todos os cursos do evento foram gratuitos.
De acordo com o médico veterinário que ministra o curso, Matheus Silva Vieira são abordadas as 17 características fenotípicas de cada animal, além de enfatizar o melhoramento genético, para que o produtor tenha o animal que ele almeja. “Com o curso o produtor poderá identificar características desejáveis e indesejáveis no seu animal, além de entender na prática como fazer essa avaliação”, destaca.
Durante os três dias de curso (10, 11 e 12 de outubro) os alunos, na maioria universitários, receberam uma planilha onde avalia as características de determinada raça, sendo elas: Holandesa, Pardo Suíça, Jersey, Gir Leiteiro, Simental e Girolando. No Estado, as raças mais comuns para a produção de leite é a Girolando, seguido de Gir Leiteiro e Holandesa.
As aulas teóricas foram transmitidas pelo site da Acrissul e ao final do curso todos os participantes presenciais recebem certificados.