Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
28ºmax
22ºmin
ExpoMS

Curso de Avaliação de Vacas Leiteiras realiza hoje (11) aula prática na Expo MS

11 outubro 2009 - 19h00
Curso de Avaliação de Vacas Leiteiras realiza hoje (11) aula prática na Expo MS

Os mais de 20 alunos do 1º Curso de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras participam, durante toda a tarde de hoje (11), da aula prática de como fazer a avaliação os animais. O curso, que termina amanhã (12), é resultado de uma parceria entre o Senar / MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) e Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) e faz da programação da Expo MS, o Encontro do Agronegócio. As inscrições de todos os cursos do evento foram gratuitos.

 

De acordo com o médico veterinário que ministra o curso, Matheus Silva Vieira são abordadas as 17 características fenotípicas de cada animal, além de enfatizar o melhoramento genético, para que o produtor tenha o animal que ele almeja. “Com o curso o produtor poderá identificar características desejáveis e indesejáveis no seu animal, além de entender na prática como fazer essa avaliação”, destaca.

 

Durante os três  dias de curso (10, 11 e 12 de outubro) os alunos, na maioria universitários, receberam uma planilha onde avalia as características de determinada raça, sendo elas: Holandesa, Pardo Suíça, Jersey, Gir Leiteiro, Simental e Girolando. No Estado, as raças mais comuns para a produção de leite é a Girolando, seguido de Gir Leiteiro e Holandesa.

 

As aulas teóricas foram transmitidas pelo site da Acrissul e ao final do curso todos os participantes presenciais recebem certificados.