Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
34ºmax
24ºmin
ExpoMS

Começa Semana do Cavalo Pantaneiro na 1ª Expo MS

07 outubro 2009 - 20h34Por Via Livre Comunicação/Assessoria de Imprensa da Expo MS

Rusticidade, resistência e longevidade são as principais características de uma raça equina que surgiu aqui no Brasil através do processo de seleção natural, o cavalo pantaneiro, que vai estar presente no stand do Pantanal Sustentável durante a 1ª Expo MS. De 7 a 10 acontece a Semana Estadual dos Criadores de Cavalo Pantaneiro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A intenção, segundo o Ayrton Bacchi de Araujo Netto, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul, é mostrar as características dessa raça aos visitantes e produtores do Estado. “A exposição é muito importante porque dá visibilidade ao nosso trabalho. Por isso estaremos presentes”, disse Bacchi.

Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de receber uma explicação sobre o que é a raça e também de como adquirir um exemplar, tanto em leilões como de criadores credenciados e certificados. Bacchi destaca que a raça tem se saído muito bem em provas funcionais, aquelas que simulam a lida com o gado, as quais, tradicionalmente, são disputadas com animais de outras raças.

Além disso, o cavalo pantaneiro tem um porte menor, o que traz um custo benefício muito grande para quem o utiliza, pois, como conseqüência, o animal exija menos alimento para estar bem fisicamente. Outra característica típica da raça, e que é muito interessante para o produtor rural, é a longevidade.

Um cavalo pantaneiro tem um tempo de serviço, ou seja, tempo apto para o trabalho, de cerca de 15 anos, acima da média de outras raças.