Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Expogrande

Associação Brasileira de Brangus promove série de eventos na 80ª Expogrande

26 março 2018 - 12h58Por Assessoria de Imprensa | Acrissul

Durante a 80ª Expogrande, que será realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) de 5 a 22 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), a Associação Brasileira de Brangus promoverá o “Brangus Forte”, que reunirá, de 5 à 7 de abril, uma série de eventos de interesse dos criadores dos bovinos da raça no Estado.

Nesses três dias, a entidade realizará exposição de animais da raça, dia de campo em Maracaju, julgamento de animais rústicos, palestras sobre diversos temas, reunião da diretoria, premiação e leilão com transmissão ao vivo pelo canal AgroBrasil. A extensa agenda voltada para sócios, não sócios, criadores, profissionais, parceiros e interessados na raça começa no dia 5 de abril, a partir das 10 horas, com a realização de um dia de campo na Sapé Agro, localizada na Rodovia MS-462, quilômetro 15, s/n, na zona rural de Maracaju (MS).
 
No dia seguinte, 6 de abril, das 8 às 17 horas, no auditório da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, será a vez da palestra “Carne Brangus”, que abordará temas variados e relevantes para raça, como melhoramento genético, promoção e marketing, certificação de carne brangus, modernização do programa de registros e rodada técnica com o conselho técnico.
 
Ainda no dia 6 de abril, a partir das 13 horas, nos currais do Parque de Exposições Laucídio Coelho, terá início o julgamento morfológico de bovinos da raça brangus (animais rústicos). No último dia do Brangus Forte, 7 de abril, a partir das 8 horas, na sala de cursos da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, teremos a assembleia da Associação Brasileira de Brangus.
 
No período da tarde, às 14 horas, nos currais do Parque de Exposições Laucídio Coelho, será encerrado o julgamento morfológico de bovinos da raça brangus (animais rústicos). Já no período da noite, a partir das 20 horas, no auditório da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, teremos a entrega de prêmios e uma palestra institucional.
 
Para encerrar a participação da raça brangus na Expogrande 2018, a Associação Brasileira de Brangus realizará o Leilão Brangus, que terá transmissão ao vivo pelo canal AgroBrasil. O certame está programado para começar às 20 horas no Tatersal de Elite 2, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
 
Histórico
O brangus é resultado do cruzamento entre o angus e o zebu, sendo que as primeiras experiências que resultaram nos animais da raça foram realizadas em 1912, há mais de 100 no Estado de Louisiana, nos Estados Unidos. O objetivo era a criação de um animal que apresentasse altos índices de produtividade mesmo criado em condições de clima e meio-ambiente adversas, típicas das regiões tropicais e sub-tropicais.
 
No Brasil, os cruzamentos começaram a ser realizados por técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura, Peucária e Abastecimento) em Bagé (RS), na década de 40. O resultado do cruzamento resultou na raça ibagé, batizada assim pelos técnicos na época, mas, alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos Estados Unidos, o nome passou a ser brangus ibagé, até que se tornou apenas brangus, anos mais tarde.
 
A Associação Brasileira de Brangus foi fundada em Bagé, em 1979, onde ficou até 1997, quando foi transferida para Campo Grande (MS) e, em 2005, mudou-se para São Paulo (SP). Em setembro de 2006, a ABB foi transferida para Presidente Prudente (SP), onde permaneceu até fevereiro de 2012 e, após 7 anos de sede itinerante, a ABB retornou a Campo Grande.
 
Formada para unir a rusticidade das raças zebuínas (resistência a parasitas, tolerância ao calor, habilidade materna) com as vantagens do angus (qualidade da carne, precocidade sexual, elevado potencial materno), o brangus apresenta-se como uma raça completa. Entre as vantagens do animal estão os partos facilitados, altos pesos na desmama e no sobre-ano, grande ganho de peso, tanto em pasto como em confinamento, fêmeas de reposição com puberdade precoce, enxertando aos 15 meses, além de carne suculenta e macia, que atende aos mais exigentes paladares.
 
Confira abaixo a programação:
 
Dia 5 de abril (quinta-feira)
EVENTO: Dia de Campo
HORÁRIO: 10 horas
LOCAL: Sapé Agro, localizada na Rodovia MS-462, quilômetro 15, s/n, zona rural de Maracaju (MS)
 
Dia 6 de abril (sexta-feira)
EVENTO: Palestra sobre a Carne Brangus
HORÁRIO: 8 às 17 horas
LOCAL: Auditório da Acrissul no Parque de Exposições Laucídio Coelho
 
EVENTO: Julgamento morfológico de bovinos da raça brangus (animais rústicos)
HORÁRIO: 13 horas
LOCAL: Currais do Parque de Exposições Laucídio Coelho
 
Dia 7 de abril (sábado)
EVENTO: Assembleia da Associação Brasileira de Brangus
HORÁRIO: 8 horas
LOCAL: Sala de Cursos da Acrissul no Parque de Exposições Laucídio Coelho
 
EVENTO: Julgamento morfológico de bovinos da raça brangus (animais rústicos)
HORÁRIO: 14 horas
LOCAL: Currais do Parque de Exposições Laucídio Coelho
 
EVENTO: Entrega de Prêmios e Palestra Institucional
HORÁRIO: 20 horas
LOCAL: Auditório da Acrissul no Parque de Exposições Laucídio Coelho
 
EVENTO: Leilão Brangus (transmissão ao vivo pelo canal AgroBrasil)
HORÁRIO: 20 horas
LOCAL: Tatersal de Elite 2 no Parque de Exposições Laucídio Coelho