Missão da Malásia visita frigoríficos no Brasil

11 de novembro de 2013

Uma missão veterinária da Malásia está no Brasil para visitar estabelecimentos que usam o método de abate halal, que cumpre as regras e normas de qualidade estabelecidas pelo Serviço de Inspeção Islâmica. Atualmente, 15 frigoríficos de carne bovina no País estão habilitados para exportar para nações muçulmanas.
 
A missão visitou nesta semana quatro estabelecimentos em Rondônia. Os representantes permanecem no Brasil até o dia 19 e inspecionarão estabelecimentos de carne bovina também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e no Pará.
 
De acordo com o Ministério da Agricultura, os frigoríficos brasileiros, atualmente, produzem 8,75 mil toneladas de carne bovina por dia de animais abatidos pelo método halal e a Malásia tem capacidade de comprar 20% dessa produção.
 
O coordenador-geral de inspeção do Ministério da Agricultura, Luiz Marcelo Araújo, observa que o mercado malaio é extremamente importante, primeiro porque o país tem 80 milhões de habitantes e consome muita carne. “O aumento da procura pela nossa carne irá fortalecendo a balança comercial brasileira. Essa é mais uma opção de mercado”, disse.
Fonte: Agência Estado