Massa polar de ar frio avança e derruba temperaturas em até 5°C no Centro-Sul

24 de maio de 2019

Uma forte massa de ar frio de origem polar avança pelo país com potencial de derrubar as temperaturas pelo Centro-Sul do país em até 5°C nos próximos dias. Geadas estão previstas, já que essa massa tem potencial de ser ainda mais forte do que a que chegou na última semana dando as caras do outono.

 
"Durante a passagem desta massa de ar frio, várias capitais brasileiras devem registrar novos recordes de baixa temperatura para 2019. Os recordes podem ser de menor temperatura na madrugada e-ou menor temperatura à tarde", destacou a Climatempo. O frio chega ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 
Apesar de tomar o Centro-Sul, pontos do Norte como nos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas, também podem sentir quedas na temperatura.
 
A chegada dessa massa de ar frio sobre o Centro-Sul fez com que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitisse alertas para vários estados. Estão na lista pontos de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É esperada queda de temperatura de até 5°C.
 
Além dos alertas de frio, a faixa Centro-Sul também outros avisos emitidos ainda por conta do ciclone extratropical na altura da região Sul e que altera bastante as condições meteorológicas. Há alerta de vendaval para o Mato Grosso do Sul e São Paulo, ventos costeiros para o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
 
Avisos chuvas intensas também foram divulgados e abrangem localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com grau de perigo.
 
O modelo Cosmo do Inmet aponta que o frio deve persistir sobre a faixa Centro-Sul do país pelo menos até o final do mês. Essa condição já deixa em alerta produtores de cereal na região Sul e também cafeicultores de Minas Gerais e Paraná com geadas, que podem danificar as lavouras que estão em plena colheita.
 
As temperaturas no Centro-Sul já têm sido baixas nos últimos dias, com as três menores ontem (23) em Itatiaia (RJ): -3,0°C, Monte Verde (MG): 5,7°C e Caldas (MG): 5,8°C. A Climatempo destaca que várias capitais têm potencial de bater recordes em 2019 nos próximos dias.
 
"A maior chance dos recordes serem observados é no fim de semana, 25 e 26 de maio, porque nestes dias o centro da massa polar, que é a região mais fria, vai passar sobre o Sul e sobre o Sudeste do Brasil", disse a empresa meteorológica.
Fonte: Climatempo | Notícias Agrícolas