Notícias

Ministra Tereza Cristina encerra missão à Ásia com perspectiva de abertura de mercado para Brasil

22 de maio de 2019

De 9 a 20 de maio, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visitou quatro países da Ásia: Japão, China, Vietnã e Indonésia. Acompanhada de secretários, parlamentares e representantes do setor agropecuário, a ministra reuniu-se com autoridades dos países para debater a abertura de mercado para produtos brasileiros e ampliação da pauta de exportações.

 
Veja como foi a viagem da ministra à Ásia:
 
Japão
9 de maio
 
Tereza Cristina reuniu-se com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren) e apresentou setores do agronegócio com potencial de investimento externo. A ministra e o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, acordaram a realização do Quarto Diálogo Brasil-Japão em agosto. O evento ocorrerá no Brasil.
 
10 de maio
 
A comitiva brasileira divulgou cafés especiais em uma conceituada cafeteria de Tóquio. Os mais de 100 convidados tiveram a oportunidade de degustar várias amostras de cafés com aromas diferenciados, como do cerrado mineiro. 
 
11 de maio
A ministra Tereza Cristina anunciou, em Niigata, que o Brasil passará a exportar arroz beneficiado para o México. Em contrapartida, o país importará o feijão mexicano. Na cidade japonesa, ela reuniu-se com o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor M.Villalobos, para o anúncio.
 
A ministra Tereza Cristina participou da Reunião de Líderes de Agricultura do Hemisfério Ocidental. No comunicado final, o grupo firmou a intenção de trabalhar em conjunto “em defesa da segurança alimentar global e do comércio agrícola, com base em princípios científicos e de análises de risco”.
 
China
13 de maio
 
A ministra iniciou os compromissos na China por Xangai, onde encontrou-se com investidores chineses, que prometeram aumentar os investimentos no Brasil. A missão também divulgou os cafés especiais brasileiros em uma cafeteira.
 
Os investidores mostraram interesse em investir em ferrovias, biotecnologia, suinocultura e infraestrutura. Tereza Cristina recebeu camiseta feita a partir de fibra de milho.
 
14 de maio
Com a peste suína africana na China, executivos do Rabobank disseram à ministra que há espaço para a importação de proteínas animais de todos os tipos, o que significa uma oportunidade para os exportadores brasileiros.
 
A ministra inaugurou os estandes brasileiros na Sial China, maior feira de alimentos da Ásia. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar pão de queijo, açaí, cachaça, mel e carnes.
 
15 de maio
Em Pequim, a ministra Tereza Cristina e empresários chineses e brasileiros do setor de florestas plantadas e celulose trataram da uniformização dos certificados fitossanitários para o comércio dos produtos. Tema será debatido em reunião do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em novembro deste ano no Brasil.
 
16 de maio
Tereza Cristina reuniu-se com o administrador-geral de Aduanas da China, Ni Yuefeng. Após o encontro, o Brasil tem expectativa de 78 frigoríficos receberem autorização para exportar ao mercado chinês. Equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá encaminhar às autoridades chinesas informações finais sobre os estabelecimentos nos próximos dias.
 
A China Agricultural University (CAU) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, (Esalq/USP) se comprometeram a trabalhar em três projetos de pesquisa em agropecuária.
 
Vietnã
17 de maio
 
Na terceira etapa da missão à Ásia, a ministra Tereza Cristina reuniu-se com o primeiro-ministro do Vietnã,  Nguyen Xuân Phúc. O primeiro-ministro ofereceu o Vietnã como porta de entrada para produtos brasileiros na Ásia. A ministra também debateu a venda de melão e bovinos vivos para os vietnamitas.
 
A delegação brasileira participou das celebrações dos 30 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã.
 
Ministra Tereza Cristina e o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc, em Hanói
 
Indonésia
20 de maio
 
Na última etapa da missão à Ásia, a ministra esteve com Amran Sulaiman, ministro da Agricultura da Indonésia, para discutir a exportação de carne bovina. 

Fonte: Ministério da Agricultura
Voltar Imprimir
Deixar um comentário
Nome
Comentário
 

Notícias recentes

Governo do Estado confirma parceria na realização da ExpoMS Rural 16 de julho de 2019 O presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, confirmou na tarde de sexta-feira a parceria com o Governo do Estado, através da Semagro e da Agra...
Terça-feira com névoa seca e baixa umidade do ar em vários pontos do Estado 16 de julho de 2019 A previsão do tempo para esta terça-feira (16.7) será de tempo nublado a claro com névoa seca, e baixa umidade do ar no período da tarde. Segundo...
Silagem é boa opção para conservar alimento para o período de escassez 16 de julho de 2019 Garantir a segurança alimentar dos rebanhos de caprinos e ovinos durante todo o ano é um dos grandes desafios dos criadores na região semiárida do...
Agropecuária exportou US$ 8,34 bilhões em junho, recuo de 8,9% sobre 2018 16 de julho de 2019 O agronegócio brasileiro exportou em junho US$ 8,34 bilhões, recuo de 8,9% em relação a igual mês de 2018. Os principais produtos exportados fora...
Workshop internacional capacita profissionais da indústria da pesca para atender Europa 16 de julho de 2019 Começou nesta segunda-feira (15), em Itajaí (SC), o Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Eu...
Demanda interna fraca deixa o mercado da carne com osso pressionado 16 de julho de 2019 Apesar da pressão ao longo da segunda semana de julho, o mercado foi comprador em São Paulo na última sexta-feira (12/7). Normalmente os frigorífi...
Revisão periódica no apiário é fundamental para a saúde do apicultor e das colônias 16 de julho de 2019 Você sabia que o apiário requer revisão constante para ser produtivo e saudável? O pesquisador da Embrapa Pantanal, Vanderlei Doniseti Acassi...


Foto: Divulgação
De 9 a 20 de maio, a ministra passou por quatro países onde debateu abertura de mercado para produtos agropecuários do Brasil. Na foto, reunião com em