Embrapa Gado de Leite apresenta resultado de pré-seleção de touros Girolando

17 de maio de 2019

A Embrapa Gado de Leite divulgou o resultado da sétima prova de pré-seleção de touros para o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Dos 150 animais que se candidataram à pré-seleção, 25 se classificaram para participar do teste de progênie.

 
Este ano, a avalição genômica se tornou requisito para a entrada dos touros na pré-seleção, juntamente com outras características avaliadas nas seleções anteriores. “Isso torna a escolha dos animais mais precisa e refinada, impactando num salto de qualidade genética nas próximas edições do teste de progênie, além de reduzir o tempo e o custo do processo”, diz o pesquisador Marcos Vinícius G. B. da Silva.
 
Parceria
Em 2013, a Girolando, a Embrapa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) estabeleceram parceria com o objetivo de selecionar os melhores reprodutores antes de serem incluídos no teste de progênie. “Essa foi uma decisão importante, porque impediu que touros que não produziam sêmen de qualidade fossem incorporados ao programa, evitando atrasos e redução do número de touros testados”, diz o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.
 
Atualmente, fazem parte da parceria a Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Jaboticabal), responsável pela avaliação de temperamento, e a Universidade Federal de Viçosa, que assumiu a avaliação das características reprodutivas.
Fonte: Embrapa | Gado de Leite